Uma notícia importante para as casas de shows de médio e pequeno porte. O Governo do Reino Unido anunciou uma nova política inovadora para apoiar as chamadas "grassroots venues", espaços de música ao vivo que sofrem uma crise sem precedentes, com centenas fechando as portas no Reino Unido, no Brasil e em outros países. Um ambiente que é vital para a indústria da música, pois incentiva novos talentos e forma plateias.
O que o Governo Britânico anunciou hoje foi que agora é política oficial do que cada tíquete vendido num espetáculo de arena ou estádio contenha uma contribuição financeira que apoie as casas de shows consideradas de médio e pequeno porte, além de produtores de shows e artistas.
Em uma postagem compartilhada pelo Music Venue Trust (MVT), eles descreveram a notícia como “A mudança mais significativa em mais de cinquenta anos de música britânica”. O dinheiro extra arrecadado garantirá que pequenos locais possam permanecer abertos e apoiar futuros artistas e profissionais da indústria, garantindo que a indústria musical continue crescendo e produzindo novos artistas.
Essa ideia também é pauta do debate no cenário brasileiro. Em dezembro acontecerá o primeiro encontro da Rede Música Brasil em muitos anos, iniciativa liderada pela Funarte/MinC. É preciso buscar fontes de receita para financiar casas de shows e festivais que não acessam grandes marcas.
De acordo com a Far Out Magazine, artistas importantes concordaram em apoiar locais populares nas próximas turnês. Eles concordaram em doar £ 1 para cada ingresso vendido ao MVT.
O Coldplay também anunciou que doaria 10% do dinheiro dos ingressos vendidos para o fundo. Novamente, esta é uma percentagem que equivale a uma soma considerável de dinheiro.
Mark Davyd, CEO da Music Venue Trust, disse: “Coldplay é o exemplo perfeito de uma banda do Reino Unido que passou pelo circuito de base em seu caminho para o sucesso mundial em lotar estádios”. Ele acrescentou: “É fantástico vê-los celebrando seu próprio caminho para Wembley, retribuindo aos locais de música popular que os apoiaram e reconhecendo os artistas e promotores que estão lutando mais do que nunca para construir suas próprias carreiras”. Saiba mais em https://www.musicvenuetrust.com/ *com informações da MVT e da Far Out Magazine
Comments